Inertização com Nitrogênio.
A inertização é aplicada em larga escala em vários tipos de equipamentos e sua finalidade é detectar descontinuidades passantes, ou seja, que podem gerar um vazamento de líquidos ou gases de um recipiente. A detecção de descontinuidades passantes pode ser feita através de diversas técnicas como: Técnica da bolha, Ultrassom, Variação de pressão, Detecção de gás rastreador. A utilização da técnica depende principalmente do tipo de equipamento que se pretende ensaiar e do tipo de vazamento (taxa de vazamento).
Este método está sendo muito utilizado para a detecção de vazamentos nas tubulações industriais, e teste de estanqueidade em vasos de pressão, possibilitando uma diminuição das perdas e detecção de pontos de vazamento de líquidos ou gases de um recipiente. A detecção de descontinuidades passantes pode ser feita através de diversas técnicas como: Variação de pressão, Detecção de gás rastreador, Técnica da bolha.
A utilização da técnica depende principalmente do tipo de equipamento que se pretende ensaiar e do tipo de vazamento (taxa de vazamento).
Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de equiapamentos.